3d model photos

Fotografias dos modelos por mim construídos em massa polímera.

Pneumodesmus newmanni

Publicada por Pedro Andrade


O Pneumodesmus newmanni é uma espécie de milípede que habitou a Terra há 428 milhões de anos atrás, no final do Silúrico. É o primeiro animal, conhecido, que viveu em terra. O fragmento de fóssil com somente 1 cm de comprimento foi descoberto na cidade de Stonehaven em Aberdeenshire, Escócia, por Mike Newman, um condutor de autocarros e paleontólogo amador.
O fóssil é importante porque na sua cutícula surgem aberturas que se pensa que são espiráculos que ligam a um sistema de respiração que só funciona com ar atmosférico. Este facto faz do Pneumodesmus newmanni o primeiro artrópode com um sistema de traqueias, logo, o primeiro animal terrestre com utilização de oxigénio terrestre para a respiração.
Os icnofósseis de miriápodes são conhecidos antes do Ordoviciano, mas o Pneumodesmus newmanni está datado muito antes dos outros fósseis de milipedes (cerca de 428 milhões de anos). O centípede mais antigo a seguir ao Pneumodesmus newmanni aparece 10 milhões de anos depois, e o primeiro vertebrado conhecido a aventurar-se por terra, (Tiktaalik), é 50 milhões de anos mais novo. Durante o Silúrico, as rochas que fazem actualmente parte da Escócia foram depositadas no continente Laurentia, na parte tropical do hemisfério Sul.

0 comentários: