3d model photos

Fotografias dos modelos por mim construídos em massa polímera.

Ichthyostega

Publicada por Pedro Andrade




O Ichthyostega surgiu há uns 375 milhões de anos no Devónico Superior da Groenlândia. Foi um dos primeiros vertebrados terrestre conhecido. Pensa-se que se alimentaria de pequenos crustáceos, moluscos, peixes e insectos, vivia em pântanos e em lagos pouco oxigenados.
Possuía membros bem desenvolvidos com 7 dedos nas patas traseiras. Segundo a estrutura anatómica, os membros estávam posicionadas mais para nadar por entre a vegetação aquática dos pântanos onde viviam, do que para andar em terra, o que os tornavam pouco aptos à locomução terrestre. Poderiam ter tido um estilo de vida muito semelhante às atuais salamandras. Os membros do Icthyostega possuíam uma estrutura esquelética que consistia de um osso superior grande e único (chamado de úmero no membro dianteiro e fêmur no posterior) e dois ossos longos na extremidade mais inferior (chamados de rádio e ulna no membro dianteiro; e tíbia e fíbula no membro posterior). Os dedos e "punhos" são formados por um grande número de ossos menores. Este padrãode estrutura óssea é actualmente encontrado em todos os vertebrados terrestres.
Os cientistas descrevem-no como um «peixe com quatro patas» porque tinha a cabeça, o corpo e a cauda de um peixe. As quatro patas indica que caminhava e estava adaptado à vida terrestre, mas é provável que não passasse muito tempo em terra firme. Tinha os movimentos limitados pelas pequenas dimensões e pela rigidez dos membros. As patas poderiam servir principalmente para trepar às plantas dos cursos de água em que vivia.

0 comentários: