3d model photos

Fotografias dos modelos por mim construídos em massa polímera.

Anomalocaris canadensis

Publicada por Pedro Andrade

Anomalocaris significa "camarão anomalo", pois quando seus primeiros fósseis foram encontrados, em 1892 por Joseph Frederick Whiteaves em Burgess Shale, não apresentava cabeça e possuia umas enormes mandíbulas. Só depois de quase 80 anos é que se descobriu um fóssil completo e se constatou a verdadeira morfologia do animal.

Era um crustáceo marinho predador. O comprimento médio de um Anomalocaris é em torno de 60 cm, porém os especimes maiores poderiam chegar aos 2 metros de comprimento, o que fazia dele o maior animal de sua época.

Anomalocaris era um carnívoro e ocupava o topo da cadeia alimentar. Para apanhar suas presas (a maioria constituída por trilobites) utilizava dois apêndices guarnecidos com extruturas semelhantes a dentes; após capturada a presa era levada até a boca por esses apêndices. A boca era circular e formada por diversas placas afiadas de diferentes tamanhos.

Viveu entre 525 e 510 milhões de anos atrás, no que é atualmente a América do Norte, China e Austrália. Actualmente foram descobertos 3 espécies diferentes de Anomalocaris: Anomalocaris canadensis - Descoberto no Canadá, 13 pares de lóbulos (pleuras) ao longo do corpo,
Anomalocaris saron - Descoberto na China, 11 pares de pleuras, com um par de cercos caudais. e Anomalocaris nathorsti - Posteriormente reclassificada como o gênero distinto Laggania cambria.
Outras duas espécies, cuja a real classificação é posta em dúvida, devido aos fósseis serem apenas de apêndeces fragmentados encontrados em Emu Bay, Austrália, e na Formação Pioche, em Nevada (EUA).

Anomalocaris é descrito como sendo o primeiro grande predador da Terra.


0 comentários: